Os seguros de carro com o melhor custo-benefício

Compartilhe

O custo-benefício é a relação entre o preço cobrado por cada seguro e a avaliação que a seguradora recebeu em uma pesquisa de satisfação com segurados que acionaram o seguro. Foram avaliados também os seguintes critérios: exclusão, âmbito territorial da proteção, bônus concedido, franquia, assistência 24 horas, escolha da oficina e indenização integral.

A Proteste considerou quatro perfis de motoristas, quatro modelos de veículos e realizou cotações em cinco capitais para chegar aos resultados. Características como a idade do condutor, o fato de ser homem ou mulher, a marca, modelo e ano de fabricação do carro, além do endereço de residência do segurado, influenciam no preço da proteção.

O levantamento analisou 330 apólices. Os preços foram pesquisados em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As seguradoras participantes foram: Allianz, Azul, Grupo BB Mapfre, Bradesco Auto/RE, HDI, Itaú Seguros, Liberty Paulista, Porto Seguro, Sompo, SulAmérica, Tókio Marine e Zurich.

Os seguros pesquisados incluem as seguintes coberturas: a básica, que cobre prejuízos decorrentes de colisão, incêndio, roubo, furto e danos resultantes de alagamento; e as adicionais por responsabilidade civil facultativa, danos materiais, danos pessoais, acidentes pessoais de passageiros por morte, acidentes pessoais de passageiros por invalidez e assistência 24 horas.